
Descarrilamento na Linha 4-Amarela do Metrô de São Paulo provoca operação parcial e transtornos
Na manhã desta terça-feira, 9 de setembro de 2025, um trem da Linha 4-Amarela do Metrô de São Paulo descarrilou no túnel entre as estações Vila Sônia - Profª Elisabeth Tenreiro e São Paulo-Morumbi, no sentido Luz, cerca das 9h59, causando interrupção parcial na operação da linha.
Apesar do incidente, não houve feridos. Três passageiros receberam atendimento médico no local por crises nervosas, mas nenhum foi encaminhado a hospitais. Os passageiros que estavam no trem foram retirados com auxílio dos agentes da concessionária ViaQuatro, responsável pela gestão da linha.
Como consequência do descarrilamento, o trecho entre as estações Vila Sônia e Paulista - Pernambucanas ficou paralisado. Para minimizar os transtornos, foi acionado o Plano de Atendimento entre Empresas de Transporte em Situação de Emergência (Paese), oferecendo ônibus gratuitos que fazem o transporte emergencial entre as estações afetadas.
Usuários relataram nas redes sociais aglomerações nas plataformas e longas filas para embarcar nos ônibus emergenciais, refletindo o impacto da falha na rotina dos passageiros. A operação da Linha 4-Amarela segue normalmente entre as estações Paulista e Luz, embora com intervalos normais retomados após 11h30 na parte em funcionamento.
Equipes técnicas permanecem no local para avaliação e o reparo dos trilhos, mas até o momento não há previsão para a normalização integral do serviço. A concessionária estendeu o serviço de ônibus da linha que vai até o Terminal Vila Sônia até a Estação São Paulo - Morumbi para ampliar o atendimento emergencial.
Este incidente destaca a importância da manutenção e monitoramento das linhas metroviárias para garantir a segurança e a continuidade operacional do sistema de transporte público da capital paulista.
Tags:
Sources:
sbtnews.sbt.com.br
noticias.uol.com.br
noticias.uol.com.br
g1.globo.com
www.infomoney.com.br